Alunos egressos

Emerson Bruno de Oliveira Gomes

Título da Tese: REALIDADE VIRTUAL NA ARQUITETURA: Desenvolvimento e avaliação de soluções imersivas e colaborativas no ensino da história da arquitetura e urbanismo

Ano de defesa: 2024

Orientador: Naylor Barbosa Vilas Boas

Resumo | Abstract: O ensino de História da Arquitetura e do Urbanismo é fundamental na formação de arquitetos e urbanistas. Tradicionalmente, a ampla gama de conteúdo dessa disciplina apoia-se em recursos como fotografias, plantas e maquetes físicas. Embora indispensáveis, tais meios nem sempre conseguem transmitir a escala e a complexidade tridimensional dos espaços, limitando a compreensão dos estudantes. Ademais, a literatura recente destaca a necessidade de ampliar o engajamento discente, sugerindo abordagens que favoreçam análises mais profundas e abrangentes. As visitas de campo são uma opção nesse sentido, mas enfrentam restrições significativas, incluindo custos elevados, limitações sanitárias e dificuldades de acessibilidade. Além disso, são inviáveis para a análise de ambientes históricos que já não existem. Nesse contexto, a Realidade Virtual (VR) tem sido apontada como uma solução potencial, embora a literatura ainda careça de métodos eficazes para sua integração rotineira no ensino da disciplina. Esta tese propõe o desenvolvimento de uma plataforma imersiva e colaborativa, voltada à criação de aplicações de VR para o ensino de História da Arquitetura e do Urbanismo. Três questões de investigação orientaram a pesquisa: (1) Quais as contribuições das tecnologias imersivas para a área da arquitetura? (2) De que forma a VR pode contribuir para o ensino da História da Arquitetura e do Urbanismo? (3) Como integrar efetivamente a VR no cotidiano pedagógico dessa disciplina? A metodologia envolveu revisão bibliográfica, definição de requisitos para a plataforma, modelagem de cenários, elaboração de um roteiro para uma aula piloto e programação das funcionalidades. A avaliação da plataforma incluiu um experimento com 20 estudantes, analisando a) absorção cognitiva, b) usabilidade, c) presença e d) incidência da “doença do simulador”. O Largo de Nazaré, em Belém (Brasil), foi selecionado como estudo de caso pela relevância histórica e pelas transformações urbanas e arquitetônicas ocorridas ao longo do tempo. A avaliação do estudo piloto indicou uma média geral equivalente a 80% do valor máximo possível. A usabilidade foi considerada excelente e a absorção cognitiva apresentou métricas semelhantes. Conceitos como “presença social” e “doença do simulador” obtiveram valores menores, porém aceitáveis, acima de 74%. Recursos específicos, como “viagem no tempo” e “fusão temporal”, foram especialmente destacados pelos estudantes por favorecerem as análises comparativas de diferentes períodos históricos, facilitando a compreensão das transformações espaciais ao longo das décadas. Entre as principais contribuições desta pesquisa, destaca-se o desenvolvimento de uma plataforma imersiva e colaborativa, capaz de viabilizar visitas virtuais em grupo, em escala real, com avatares para comunicação e interação, com recursos voltados ao ensino da disciplina em tela. Além disso, foi proposta uma metodologia otimizada de modelagem 3D, baseada em fotografias planificadas, que permite reduzir drasticamente o número de polígonos sem comprometer o realismo do cenário. Esse procedimento ajuda a tornar a experiência viável em dispositivos autônomos com menor poder de processamento. Outro ponto foi a ferramenta “fusão temporal”, que se mostrou particularmente relevante, ao permitir sobrepor diferentes períodos em um único espaço virtual, ampliando a compreensão do processo evolutivo urbano e arquitetônico. Por fim, a possibilidade de revisitar diversas vezes os ambientes estudados, inclusive de maneira colaborativa, representa uma vantagem significativa em comparação às visitas de campo tradicionais. Conclui-se que a implementação da plataforma em contextos acadêmicos apresenta potencial para aprimorar métodos de ensino na disciplina de História da Arquitetura e do Urbanismo, proporcionando um aprendizado mais engajado e eficiente.

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