Alicia Vieira Rodriguez Romero
Título da Tese: A bicicleta nas periferias das metrópoles tropicais: uma contribuição metodológica de intervenção com conforto térmico para usuários
Ano de defesa: 2017
Orientador: Oscar Corbella
Resumo | Abstract: Esta pesquisa apresenta uma proposta projetual para apoiar os usuários da bicicleta, a partir do projeto urbano de ciclovias adaptadas ao clima, em áreas periféricas de metrópoles tropicais. A técnica de levantamento e o projeto desenvolvido contribuirão com diretrizes para o projeto de trajetos cicloviários com o devido ajuste local. O aumento da qualidade de vida para os usuários da bicicleta como modal de conexão com as vias de transporte coletivo ou para o pequeno deslocamento, é a sua justificativa. A bicicleta é um veículo não-motorizado muito utilizado como uma opção de conexão das áreas mais afastadas com as vias de oferta de transporte coletivo e com os serviços locais. Este movimento ocorre em virtude do deslocamento para o trabalho, escola, ou serviços em geral, que são oferecidos em abundância no centro das metrópoles ou nos centros de bairros. Apontam-se duas condicionantes que esta tese objetiva e que contribuem para o aumento da qualidade de vida do cidadão, em seu percurso feito em bicicleta: a situação de conforto ambiental térmico e a preservação da saúde. A ideia é avaliar e atender a estas condicionantes com a metodologia utilizada. As suas conclusões poderão complementar o Caderno de Referências para elaboração do Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades lançado pelo governo brasileiro no final do ano de 2013, no tangente ao ajuste climático. Este Caderno de Referências vem se somar à Lei Nacional de Regulamentação da Mobilidade Urbana: Lei 12.587/12, apresentada pelo Ministério das Cidades em abril de 2012, e reafirma a intenção do governo brasileiro de promover o modal cicloviário como parte da solução para a mobilidade nas cidades brasileiras.
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