pesquisa



Vazios urbanos da Área Central do Rio de Janeiro: Permanências e Transformações

Coordenador
Andréa de Lacerda Pessôa Borde

A cidade do Rio de Janeiro vive um importante momento de grande transformação, que poderá se constituir em um ponto de inflexão em sua história urbana, acenados pelos ventos de prosperidade econômica e da escolha da cidade para sediar grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Um processo de transformação que atuará, em maior ou menor grau, sobre os diferentes bairros, sistemas urbanos e segmentos sócio-econômicos. Interessa-nos aqui investigar, mais especificamente, a questão das permanências e transformações a partir da análise dos vazios urbanos , dos projetos propostos, do patrimônio histórico e das demandas habitacionais identificadas para a área central. É possível considerar que ali os conflitos entre permanência e transformação tendem a se acirrar no futuro próximo.
O objetivo principal desta pesquisa é compreender, através de uma leitura dinâmica da configuração morfológica e dos projetos existentes e propostos para a área urbana central, as possibilidades de transformação desta área a partir da reativação das situações de vazio urbano, bem como os diretrizes que orientam as propostas de reabilitação das edificações de interesse para o patrimônio histórico para fins habitacionais. Abordagem que inclui alem de levantamento bibliográfico, iconográfico e cartográfico em arquivos públicos e levantamento de campo através da observação direta no local; a organização de um sistema de mapas e imagens das diferentes tipologias de vazios urbanos; dos projetos já realizados em antigos vazios urbanos; das experiências acumuladas na implantação desses projetos; bem como das áreas de atuação dos projetos propostos, a fim de analisar impactos e transformações possíveis e em andamento.
A elaboração de um relatório composto por textos, imagens e mapas relacionando vazios urbanos e projetos urbanos na área urbana central do Rio de Janeiro, apoiado em critérios e categorias de analise pré-estabelecidos, a ser disponibilizado em documento multimídia e publicado em livro consolida as analises realizadas, sendo, portanto, parte integrante do objetivo principal.