Tópicos em Urbanismo II (Leituras gráficas da Cidade) (FAU 713)
Disciplina Eletiva | Mestrado acadêmico

James Shoiti Miyamoto

Naylor Barbosa Vilas Boas

A disciplina “Leituras Gráficas da Cidade” se constitui como um espaço de discussão sobre a representação gráfica da cidade contemporânea e o estatuto da imagem como meio de entendimento da complexidade urbana. Busca estabelecer um diálogo entre a experiência cotidiana de pesquisa desenvolvida no LAURD (Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital), do PROURB, e as diferentes propostas trazidas pelos alunos, objetivando o aprofundamento da reflexão sobre a representação da cidade.

O desenvolvimento da disciplina prevê uma série de aulas teóricas com diferentes palestrantes convidados, que irão apresentar os resultados de suas experiências relacionadas com a representação gráfica da cidade. Ao final de cada apresentação, se estabelecerá um debate do palestrante com a turma, mediado pelos professores da disciplina.

Será elaborado na primeira aula um cronograma de apresentações individuais das propostas de trabalho dos alunos, que deverão ser apresentadas para a turma em datas previamente definidas. Nestas aulas, os alunos deverão apresentar suas experimentações gráficas sobre o tema individual de trabalho, que deverão ser analisados e discutidos pela turma em formato de seminário.