Tópicos em Urbanismo I (Feições urbanas na metrópole contemporânea) (FAU 712)
Disciplina Eletiva | Mestrado acadêmico

Maria Paula Albernaz

O foco da disciplina são as mudanças nos processos e nas dinâmicas de produção urbana que vêm ocorrendo, sobretudo a partir dos anos 70 do século XX. Para além do interesse no entendimento dos aspectos sociais e econômicos envolvidos nessas mudanças, importa compreender seus efeitos para a organização e configuração espacial metropolitana e para as práticas cotidianas da maioria dos seus residentes.
Neste sentido, a disciplina se propõe introduzir uma reflexão acerca das potenciais transformações nas feições urbanas nas últimas décadas nas metrópoles brasileiras, a partir da leitura e discussão de fontes bibliográficas internacionais e nacionais abrangendo os seguintes tópicos:

• Complexidades da contemporaneidade – no âmbito internacional e nacional – e seus reflexos na organização e configuração espacial metropolitana.
  • Situações urbanas nas escalas microlocal, local e metropolitana decorrentes de processos e dinâmicas oferecidos pela condição contemporânea.
  • Iniciativas exemplares relacionadas à geração de espacialidades, geradas a partir da contraposição a processos hegemônicos, desenhadas por práticas sociais do cotidiano.
  • Oportunidades do urbanismo na contemporaneidade para lidar com aspectos da organização e configuração metropolitana contemporânea.

Objetivos

O curso visa oferecer um instrumental analítico para uma avaliação crítica das forças dinâmicas e processos associados ao urbanismo que resultam em diferentes configurações espaciais da metrópole contemporânea brasileira. Com este intuito pretende apresentar o pensamento de autores e introduzir o aluno em questões relacionadas ao urbanismo que possam ser analisadas e aprofundadas durante o curso de mestrado.

Bibliografia do MÓDULO 1: Contemporaneidade

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

HARVEY, David Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola. 2012 [1989].

KOOLHAAS, Rem. Três textos sobre a cidade. Barcelona: Gustavo Gilli, 2010.

DE MATTOS, Carlos A. “Redes, nodos e cidades: transformação da metrópole latino-americana”. In RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz (org.). Metrópoles: entre a coesão e a fragmentação, a cooperação e o conflito. Rio de Janeiro: Letra Capital/ Observatório das Metrópoles/ INCT, 2015. pp. 157-196.

QUIJANO, Anibal. “Capítulo 2: Colonialidade do poder e classificação social”. In SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009. pp 73-118.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

ZUKIN, Sharon. “Paisagens urbanas pós-modernas: mapeando cultura e poder”. In: ARANTES, A. O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000. Pp. 80-103.

Bibliografia do MODULO 2: Territórios da Diferença

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.[1980].

ESCOBAR, Arturo. Territórios da diferença: a ontologia política dos direitos ao território. Desenvolvimento e meio ambiente. Volume 35, dezembro 2015

GUATTARI, Félix, ROLNIK, Sueli. Micropolíticas: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996. [1986].

HARVEY, D. Espaços de Esperança. São Paulo: Loyola, 2004. [2000].

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2001. [2000].

Bibliografia do MODULO 3: Desafios

ASCHER, François. Novos princípios do urbanismo. São Paulo: Romano Guerra. 2010.[2001].

BRENNER, Neil. “Seria o ‘urbanismo tático’ uma alternativa ao urbanismo neoliberal?” In e-metropolis. Revista eletrônica de estudos urbanos e regionais. No 27. Ano 7. Dezembro 2016. http://emetropolis.net/artigo/201?name=seria-o-urbanismo-tatico-uma-alternativa-ao-urbanismo-neoliberal. Acesso em 19/02/2019.

LATOUR, Bruno. On Actor-Network Theory. A Few Clarifications, Plus More Than a Few Complications.
Nomos Verlagsgesellschaft mbH. (1996). pp. 369-381. http://www.jstor.org/stable/40878163. Acesso em 19/02/2019.

YANEVA, Albena. Five Ways to Make Architecture Political: An Introduction to the Politics of Design Practice. London and New York: Bloomsbury, 2017. (Introduction – pp 1-14)