pesquisa

Ana Slade Carlos de Oliveira
Luiz Felipe Val de Oliveira do Rio Branco
Thiago Fernandes de Almeida

O grupo pretende aprofundar o estudo das relações existentes entre a metodologia e as teorias da arquitetura e do urbanismo através de questões que envolvem o ensino do projeto como campo de pesquisa sobre a concepção urbanística. O ‘atelier de ensino de projeto’ passa assim a ser considerado como laboratório de experimentação sobre o processo de concepção em arquitetura e urbanismo. Só neste ano de criação, o grupo está publicando resultados de suas pesquisas em diversos periódicos e eventos nacionais e internacionais. Tem sob sua responsabilidade a disciplina ‘Projeto de Arquitetura da Cidade Contemporânea’ do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo através da qual estabelece um série de intercâmbios internacionais com instituições francesas (ENSA-Versalhes e ENSA-Marseille) e norte-americanas (Programa de Urban Design e o Urban Design Lab/Earth Institute da Columbia University nos EUA e as Universidades de Toronto e Montreal no Canadá).

Projetos:

Modelos de urbanização em áreas impactadas pelos projetos de grandes infraestruturas metropolitanas

Produção:

Rio Metropolitano: guia para uma arquitetura – www.riometropolitano.com

Condição metropolitana: arquitetura e cidade contemporânea no Rio de Janeiro – http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/oculum/article/view/2141

Reviewing Design References with Diagrams: A Metropolitan Performance Assessment Perspective – www.davidpublishing.com/DownLoad/?id=11932