divulgação



SEMINÁRIOS PROURB: Novas mídias na representação e gestão urbana

Dando sequência ao seu ciclo de seminários 2014/2, o PROURB convida para a palestra “Novas mídias na representação e gestão urbana” com o professor Dr. Naylor Vilas Boas (PROURB | FAU-UFRJ) e professor Dr. Rodrigo Cury Paraizo (PROURB | FAU-UFRJ), com a colaboração de Raul Bueno e Joy Till.
Local:

PROURB FAU UFRJ

Av. Reitor Pedro Calmon, 550. Prédio da FAU – Reitoria – 5° andar sala 521- Cidade Universitária – Rio de Janeiro, RJ.

dia 03 de setembro – quarta-feira – 11:00 hs

 

Resumo:
A sociedade contemporânea vive um momento histórico de enormes transformações, uma época onde dinâmicas sociais, econômicas e políticas estão sendo reavaliadas de diferentes maneiras ao redor do planeta. Em um cenário onde o fluxo mundial de pessoas e, principalmente, de informações, adquire uma velocidade inédita na história da Humanidade, antigas práticas e maneiras de entender o mundo começam a dar lugar a novas lógicas de organização da sociedade. Estruturas de trabalho em rede, colaboração, sustentabilidade, são características de um novo paradigma, ainda um tanto indistinto, que está definindo a maneira como as novas forças sociais vem se arranjando no século XXI.
Atualmente, as tecnologias digitais oferecem a possibilidade de potencialização destas características. Ao tornarem possível a criação de um universo de novas ferramentas, capazes de fornecer maneiras inéditas de produzir, conectar e gerir a informação, estas tecnologias tornam-se, atualmente, o principal vetor de propagação de ideias que, lentamente, estão transformando o mundo.
As cidades nunca foram tão complexas. Em um mundo que rapidamente se transforma – segundo a ONU, por volta de 2050, 70% da população mundial será urbana – as cidades adquirem um importante papel como pontos de concentração de conhecimento, os verdadeiros nós de uma rede global de fluxos que as mantém conectadas, física ou digitalmente.
Nesse cenário, os desafios para os gestores das cidades se aprofundam. Maneiras tradicionais de lidar com as questões urbanas já não respondem com a mesma eficácia, e torna-se necessário o entendimento das novas dinâmicas sociais e a maneira como elas utilizam as mídias digitais. Através delas, cidadãos adquirem a capacidade de se auto-organizarem e se potencializam como atores efetivos da cidade. Sejam em iniciativas não-governamentais, ou como colaboradores do poder público, as mídias digitais aproximam as pessoas de uma maneira inédita, tornando-as parceiras em sua relação com o meio urbano que habitam.


Publicado em 02/09/2014