divulgação



Seminários PROURB: Adam Kaasa

DESIGNING POLITICS RIO: RESPECT

por Adam Kaasa – acadêmico interdisciplinar, especializado em política urbanas, com foco em arquitetura e design. Atualmente é diretor da Theatrum Mundi, uma rede de artistas, arquitetos e ativistas, cujo objetivo levantar questionamentos urgentes sobre as desigualdades da cultura urbana, sua produção e visibilidade.

Anualmente, com auxíIlio de parceiros e instituições próximas, a Theatrum Mundi lança um novo desafio, relacionado ao uso do Design Thinking para abordar questões políticas especificas da cidade sede do concurso.

Em consequência a opressão do movimento ‘Ocuppy Wall Street’, em 2014,pedimos que Nova York projetasse espaços e intervenções urbanas que enaltecessem o uso da Primeira Emenda Norte Americana, que protege a liberdade de expressão no país. Já no contexto da crescente privatização do espaço público, em 2015, convocamos Londres a conceber sistemas e situações através dos quais, novos espaços urbanos “comuns“ pudessem ser construídos.

Este ano, o terceiro concurso global de ideias acontece na cidade do Rio de Janeiro, que vem sofrendo uma vasta transformação urbana em meio ao atual período de contestação política brasileiro. Com tema Desiging for respect, nossa convocatória é para pensar uma cidade em que todos são respeitados e refletir sobre a possibilidade e dificuldades político-geográficas para tornar isso viável.

A palestra terá tradução simultânea.

Dia 15/06/2016 – às 11:00 horas

Sala Multiuso – 5º andar

PROURB/FAU/UFRJ



Publicado em 14/06/2016