ensino



Seminário Teórico Avançado – Ordenação Sistêmica da Paisagem: teoria e prática 2019-1
Disciplina Eletiva | Doutorado

Professores

Raquel Hemerly Tardin Coelho


Resumo

O curso pretende explorar a questão da ordenação da paisagem urbana através de abordagens sistêmicas, em que a paisagem é entendida pelos seus sistemas biofísico, urbano e sociocultural. Isso inclui as dinâmicas e os valores que a significam, como elementos e processos interligados, que são a base para compreender e interpretar a paisagem, bem como para formular diretrizes para planos de ordenação e, consequentemente, intervir de maneira prática nela.

Essas diretrizes se referem ao desenvolvimento dos aspectos funcionais e espaciais da paisagem de modo sustentável, face à sua capacidade de suporte e aos desígnios de sua gente. Por outro lado, envolvem as intenções de proteção e recuperação de elementos e processos biofísicos, de valorização e inclusão sociocultural e de eficiência da ocupação urbana, onde se destaca o importante papel do sistema de espaços livres.

Como resultado é esperada a reflexão sobre os princípios das abordagens sistêmicas estudadas, como são considerados os sistemas biofísico, sociocultural e urbano (análise, avaliação e interfaces) nos diversos contextos, e quais são seus desdobramentos em estratégias de plano e ações de projeto, ressaltando desafios e oportunidades de cada abordagem estudada.

STA_Ordenação Sistêmica da Paisagem_teoria e prática