pesquisa



Política habitacional e construção de cidade -Construção de índice de urbanidade. Avaliação do impacto do Programa Minha Casa

Coordenador
Pablo Cesar Benetti

Este projeto se vincula à linha de pesquisa Assentamentos populares e habitação, área de concentração do PROURB-FAU/UFRJ. Com base no reconhecimento da importância da política habitacional na construção de cidades propomos construir um índice de urbanidade a ser testado nos conjuntos construídos pelo Programa Minha Casa Minha Vida . A intenção deste projeto é contribuir para melhorar esta política de construção habitacional possibilitando que seja ao mesmo tempo uma política correta de construção de cidade.
Busca-se aplicar o arcabouço metodológico ao Município do Rio de Janeiro e sua área de influência metropolitana, considerados aqui como estudo de caso e como experiência piloto para aplicação em demais regiões do pais.
Com o uso de ferramentas do ARCGIS, pretende-se estruturar um índice de urbanidade que consiga incorporar a relação entre localização e características dos projetos habitacionais e possibilidades metropolitanas, permitindo a análise comparada entre as diversas realidades urbanas brasileiras.