Alunos egressos

Omar Enrique Moreno Blanco

Título da Tese: Do Urbano ao Campo, Transição no Sul da Região Metropolitana de Bogota

Ano de defesa: 2010

Orientador: Sônia Azevedo Le Cocq d’Oliveira

Resumo | Abstract: A tendência de avanço da periferia da região metropolitana de Bogotá sobre pequenas cidades tem transformado o boa parte do campo em Soacha área urbana. No sentido do conceito urbano, de Lefebvre, áreas de terreno que foram exploradas com formas tipicas rurais são, agora, novamente exploradas como solo urbano.
O campo, como solo suporte, muda de uso sem muitas modificações para solo urbano de expansão ou subúrbio. A realidade do mercado de solo vai incorporando valores antecipadamente ao planejamento. Pelas características morfológicas e físicas do processo de urbanização ele é precário. A “escassez econômica” de solo para os setores mais pobres em Bogotá terminou oferecida nos solos de Soacha. Entanto outros solos em Bogotá eram reservados para os que ofereceram maior lucro na atividade imobiliária e maior valorização no longo prazo. O solo da região sul e Soacha ficou assim separado para a demandados mais pobres. Soacha tem tendências de subcentro de segregação residencial precária na região sul da metrópole de Bogotá.
Os objetivos examinados foram a caracterização das condições morfológicas e as pré-existências; a caracterização da politica urbana vigente da região metropolitana fazendo enfase em Soacha; e finalmente caracterizar as possibilidades ou ameaças para a gestão urbana usando esse valor antecipado, criado coletivamente, mas apropriado individualmente.
A Constituição política da Colômbia de 1991, a lei 388 de 1997 sobre o ordenamento territorial configuram um resultado progressivo para avançar na reforma urbana. A lei, instrumentos jurídicos derivados e pratica do planejamento podem permitir fechar a “brecha funcional” de pobreza na área. A captura de parte da mais-valia urbana é, para a gestão das metrópoles e para o município de Soacha é uma alternativa democrática de financiamento.
Palavras chave: urbano, campo, periferia, gestão urbana.

Link Base Minerva UFRJ