LeU - Laboratório de Estudos Urbanos

Coordenador:

Integrantes:

O LeU – Laboratório de Estudos Urbanos é um grupo de pesquisa do PROURB/FAU-UFRJ sob coordenação da Profa. Dra. Margareth Aparecida Campos da Silva Pereira. O laboratório, criado em março de 2006, reúne pesquisadores, alunos e colaboradores e representa a consolidação e a expansão das atividades de pesquisa sobre os saberes urbanos, desenvolvidas desde 1998, pelo seu coordenador individualmente e, desde 2001, pelo grupo de pesquisa “Cultura Urbana e Pensamento Urbanístico no Brasil”.
Suas diferentes pesquisas enfocam as culturas técnicas e artísticas no Brasil, seu modo de constituição e suas estratégias discursivas e de ação na formação dos campos disciplinares da arquitetura, urbanismo e paisagismo, contemplando o debate teórico e as práticas e projetos de intervenção.
O laboratório desenvolve diferentes frentes de atuação, dentre elas, a participação em seminários nacionais e internacionais; a publicação de livros, capítulos de livro e artigos; atividades de consultoria e avaliação; ensino de graduação e pós-graduação em IES no Brasil e no exterior; e curadoria e organização de eventos e exposições.
O grupo vem mantendo, também, vínculos de co-orientação com instituições estrangeiras (Bauhaus Universität na Alemanha, IUP na França e ETH-Gta na Suíça) e realizando pesquisas e atividades conjuntas com o PPG-AU/FAUFBA, com as Universidades Nacional da Colômbia e Autônoma do México, com o IBGE, com a Casa de Rui Barbosa, com o IVM – Institut pour la Ville en Mouvement, participando ainda de outros convênios nacionais e internacionais.