pesquisa



Novas Cidades e Cidades Novas – Estudo e Desenvolvimento de uma teoria básica para assentamento de cidades em clima tropical

Coordenador
Oscar Daniel Corbella

Essência e natureza do problema – Nas novas cidades que surgem no Brasil, não se assegura um mínimo de desenvolvimento sustentável (sustento alimentar, energia, água, tratamento de dejetos etc.) e nem uma boa interação com o clima procurando condições de conforto. Estas questões não aparecem na possível intervenção dos urbanistas, que não dispõem de teorias organizadas a respeito, pois, historicamente elas vinham de fontes européias, cujas cidades têm problemas muito diferentes dos da América do Sul. Assim, pareceria que a ausência de uma teoria para o desenvolvimento sustentável está levando as cidades novas brasileiras à opção paradigmática entre se tornar numa “Nova São Paulo”, insustentável, ou desaparecer.

Objetivo principal é “Traçar diretrizes para o projeto de cidades – sustentáveis e democráticas”, sendo um objetivo secundário, mas não menos importante a “Produção de um CDRom didático” para divulgar os resultados das pesquisas.