Alunos egressos

Marcelo Seidel Fiorotti

Título da Dissertação: Plano da Paisagem da Rodovia, Estratégias Para Intervir nas Paisagens em Movimento

Ano de defesa: 2009

Orientador: Ivete Mello Calil Farah

Resumo | Abstract: A dissertação aborda o planejamento da paisagem para o eixo viário, com um estudo de caso da Rodovia do Sol, ES 060, Espírito Santo, Brasil. O objetivo é pesquisar soluções para ordenar, conectar e ressaltar as diversas ambiências da paisagem. A metodologia abrange uma revisão bibliográfica do paisagismo rodoviário, com um foco especial nos problemas de intrusão ambiental e travessia urbana nas bordas metropolitanas, e o desenvolvimento de estratégias para aplicar na área de estudo e em áreas similares. Trata das abordagens do paisagismo para rodovias desde o início do século XX, incluindo teorias e projetos, e as políticas públicas dos departamentos rodoviários brasileiros, expressas nas instruções de proteção ambiental, paisagismo e ordenamento do uso do solo. Discute teorias provenientes do Planejamento da Paisagem, Geografia, Ecologia da Paisagem e Ecologia da Estrada, para associar os valores ambientais e culturais das terras atravessadas pelo corredor viário. Seleciona projetos e políticas públicas da União Européia, América do Norte e Brasil, que possam contribuir com soluções adaptáveis. A implantação da Rodovia do Sol é relacionada com a evolução urbana da região, e com os contextos biofísico, viário e urbanístico, conformando distintas fisionomias paisagísticas. Os resultados para o caso de estudo demonstram tendências de ocupação desordenada, fragmentação de áreas protegidas e ocultação das visuais da paisagem, causadas pelo aumento da densidade viária e dispersão urbana, e pela falta de instrumentos efetivos de planejamento. Algumas soluções são apresentadas para resolver os problemas detectados. Delineia-se um método baseado na sobreposição e adequação de três sistemas de planejamento: a rede viária principal, o sistema de proteção ambiental e o sistema de proteção cultural. Considerando seus impactos territoriais, o eixo rodoviário deve ser utilizado como uma unidade da paisagem relevante para pesquisa e planejamento. Com as intenções de ordenar, conectar e ressaltar as diferentes fisionomias paisagísticas, o plano da paisagem é um instrumento eficaz para promover a inserção ambiental e urbana do corredor viário, e ajudar a motivar mudanças nas políticas públicas vigentes, a partir das promissoras possibilidades reveladas no caso de estudo da Rodovia do Sol.

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