ensino



Apreensão do Espaço Urbano (Leituras Gráficas da Cidade) 2019-1 (FAU-737 )
Disciplina Eletiva | Mestrado acadêmico

Professores

Naylor Barbosa Vilas Boas

Rodrigo Cury Paraizo


Resumo

A disciplina “Leituras Gráficas da Cidade” se constitui como um espaço de discussão sobre a representação gráfica da cidade contemporânea e o estatuto da imagem como meio de entendimento da complexidade urbana. Oferecida pelos professores que fazem parte do LAURD (Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital), do PROURB, busca estabelecer um diálogo entre a experiência cotidiana de pesquisa desenvolvida no laboratório e as diferentes propostas trazidas pelos alunos, objetivando o aprofundamento da reflexão sobre a representação gráfica da cidade.

Objetivos

• Refletir sobre a expressão gráfica como forma de apreensão e representação das múltiplas dimensões da cidade contemporânea.
• Apresentar diferentes experiências de representação gráfica da cidade, a fim de se constituir um repertório de meios utilizados no âmbito acadêmico e profissional da Arquitetura e do Urbanismo.
• Discutir o papel da representação gráfica como instrumento metodológico de pesquisa sobre a cidade.
• Auxiliar no desenvolvimento dos temas individuais de dissertação, ao se discutir as possibilidades para a ampliação dos estudos a partir da representação gráfica.

Dinâmica da disciplina

O desenvolvimento da disciplina prevê uma série de aulas teóricas com diferentes professores convidados, que irão apresentar os resultados de suas experiências relacionadas com a representação gráfica da cidade. Ao final de cada apresentação, se estabelecerá um debate mediado pelos professores da disciplina.
Duas aulas do curso (ver cronograma) são destinadas às apresentações individuais dos temas de trabalho a serem desenvolvidos. Nestas aulas, os alunos deverão apresentar suas experimentações gráficas com seus temas, que deverão ser analisados e discutidos pela turma em formato de seminário.
O produto final da disciplina deverá ser acompanhado de um memorial justificativo, que apresente uma reflexão sobre os resultados da experimentação gráfica, articulada com o campo teórico que pretende embasar a dissertação.

Leituras-Gráficas-2019-01


Bibliografia

ALLEN, Stan. II Notations + Diagrams: Mapping the Intangible. In: Practice – Architecture, Technique and Representation: Revised and Expanded Edition. 2 edition. London ; New York: Routledge, 2009, p. 41–69.

BARKI, J. Diagrama como Discurso Visual: Uma Velha Técnica para Novos Desafios. O Movimento Moderno e os novos desafios ecológicos e técnicos. [s.d.].

BLAIR, J. Anthony. The Rhetoric of Visual Arguments. In: HILL, CHARLES A.; HELMERS, MARGUERITE (Org.). . Defining Visual Rhetorics. New Jersey: Taylor & Francis, 2008. p. 41–62.

Cabral. Maria Cristina; Vilas Boas, Naylor; Paraízo, Rodrigo Cury; Barki, José (Orgs.). Leituras Gráficas da Cidade – Anais do I Seminário LAURD. PROURB. Rio de Janeiro: Rio Books, 2014.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.

LUCAS, Raymond; ROMICE, Ombretta. Representing sensory experience in urban design. Design Principles and Practices, v. 2, n. 4, p. 83–94, 2008.

MANOVICH, L. The Language of New Media. Cambridge: MIT Press, 2001.
TUFTE, Edward R. Visual Explanations: Images and Quantities, Evidence and Narrative. [S.l.]: Graphics Press, 1997