pesquisa



LeU – Laboratório de Estudos Urbanos

Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

Coordenador
Margareth da Silva Pereira

Integrantes
Aline Couri Fabião
Daniela Ortiz dos Santos
Iazana Guizzo
Jorge Nassar Fleury da Fonseca
Klaus Chaves Alberto
Mario Luis Carneiro Pinto de Magalhães
Priscilla Alves Peixoto
Rafael Barcellos Santos

O LeU – Laboratório de Estudos Urbanos é um grupo de pesquisa do PROURB/FAU-UFRJ sob coordenação da Profa. Dra. Margareth Aparecida Campos da Silva Pereira. O laboratório, criado em março de 2006, reúne pesquisadores, alunos e colaboradores e representa a consolidação e a expansão das atividades de pesquisa sobre os saberes urbanos, desenvolvidas desde 1998, pelo seu coordenador individualmente e, desde 2001, pelo grupo de pesquisa “Cultura Urbana e Pensamento Urbanístico no Brasil”.
Suas diferentes pesquisas enfocam as culturas técnicas e artísticas no Brasil, seu modo de constituição e suas estratégias discursivas e de ação na formação dos campos disciplinares da arquitetura, urbanismo e paisagismo, contemplando o debate teórico e as práticas e projetos de intervenção.
O laboratório desenvolve diferentes frentes de atuação, dentre elas, a participação em seminários nacionais e internacionais; a publicação de livros, capítulos de livro e artigos; atividades de consultoria e avaliação; ensino de graduação e pós-graduação em IES no Brasil e no exterior; e curadoria e organização de eventos e exposições.
O grupo vem mantendo, também, vínculos de co-orientação com instituições estrangeiras (Bauhaus Universität na Alemanha, IUP na França e ETH-Gta na Suíça) e realizando pesquisas e atividades conjuntas com o PPG-AU/FAUFBA, com as Universidades Nacional da Colômbia e Autônoma do México, com o IBGE, com a Casa de Rui Barbosa, com o IVM – Institut pour la Ville en Mouvement, participando ainda de outros convênios nacionais e internacionais.

Projetos:
Culturas e saberes urbanos e as modalidades de descrição e de representações visuais das cidades
Nebulosas intelectuais e nebulosas urbanas: Globalização, Municipalismo e urbanismo em uma perspectiva comparada