Alunos egressos

Juliana Maria Jabor García Santos

Título da Dissertação: Territórios do Samba Sob Enfoque Urbanístico: A Mangueira e Sua Territorialização

Ano de defesa: 2007

Orientador: Lilian Fessler Vaz

Resumo | Abstract: Na cidade do Rio de Janeiro, podemos identificar diversas práticas artísticoculturais capazes de atribuírem significados ao espaço onde se manifestam, revelando-se, assim, territórios carregados de valores simbólicos e afetivos. Estes territórios se caracterizam pela relação estabelecida entre o espaço e a cultura, que se apresenta de diferentes formas no tecido urbano: através dos modos de vida de cada povo; por meio de equipamentos culturais; por manifestações de cunho artístico, étnico, religioso... A presente dissertação buscou identificar, mapear e compreender os territórios estabelecidos através de manifestações do samba, contemplando suas mais variadas práticas, ao longo da história. Em seguida, nos debruçamos sobre a favela da Mangueira, em especial sobre a área onde se situa a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, nosso estudo de caso. Neste lugar, verificamos a forte relação existente entre o samba e essa comunidade, assim como a importância da Escola para a dinâmica do espaço público do entorno. Ao mesmo tempo, investigamos a veracidade da hipótese de que a cidade partida, descrita por Zuenir Ventura, se une no Território Cultural do Samba na Mangueira, constatando que esta hipótese se confirma, sob certos aspectos, mas por outros não. Nossa pesquisa se baseou na revisão bibliográfica referente ao samba, à cidade do Rio de Janeiro, à favela da Mangueira e às categorias de análise que fundamentaram o nosso trabalho, como “território” e “cultura”. Outros recursos se revelaram primordiais: a pesquisa de campo; a pesquisa iconográfica; as fontes orais, como as entrevistas realizadas na favela da Mangueira; as fontes musicais; entre outras.

Link Base Minerva UFRJ