Alunos egressos

José Barki

Título da Tese: O Risco e a Invenção: Um Estudo Sobre as Notações Gráficas de Concepção no Projeto

Ano de defesa: 2003

Orientador: Roberto Segre

Resumo | Abstract: Esta tese propõe uma contribuição teórica acerca da geração e da natureza das
‘notações gráficas de concepção’. O interesse é compreender a lógica, os procedimentos de
busca e síntese, a tomada de decisão e os recursos de representação daqueles envolvidos
com o processo projetual nos momentos iniciais de concepção. A partir dos interesses dos
próprios projetistas e do ponto de vista da arquitetura e do urbanismo, a investigação enfoca
os atos iniciais de concepção: a ‘construção’ da representação da imagem do projeto.
A suposição que fundamenta esta tese é que, devido à ausência de relatos rigorosos e confiáveis
de um processo de concepção, os registros gráficos empregados numaconcepção podem ser
analisados e interpretados para reconstituir uma cronologia longa e complexa. Ou seja, que
é possível, tomando-se o devido cuidado para não colocar o ‘contexto’ no lugar do ‘texto’,
tratar uma notação de concepção como uma ‘obra aberta’, disponível e pronta para ser [re-]
interpretada. Para essa interpretação, que também não deixa de ser uma análise crítica, será
necessário estabelecer relações, tanto num quadro geral de referências teóricas, quanto nos
vestígios, obstáculos e indicações que fazem parte da própria notação. Não de posse de uma
metodologia sistemática, mas num contínuo movimento entre amplas referências externas e
questões internas da própria notação tratada como ‘obra aberta’. Entendeu-se que essa ação
de ‘crítica’ e ‘interpretação’ pode ser exercida por uma operação mediadora, que combina
concomitantemente uma espécie de ‘apropriação’ e ‘distanciamento’. O recurso escolhido se
deu pela ‘interferência’ no próprio desenho para, redesenhando-o e substituindo-o, tentar
explicá-lo e compreendê-lo para, assim, deslindar alguns dos motivos, métodos e técnicas
que constituíram a mecânica do processo criativo.
A peça central de estudo e aplicação nesta tese são os desenhos inéditos da concepção de
Brasília, recentemente exibidos na exposição comemorativa do centenário de Lucio Costa.
Como alguns autores vêm demonstrando é exatamente pela investigação de situações notáveis
e exemplares, que se poderá entender a importância da notação gráfica para os arquitetos e
lançar alguma luz sobre o tema.

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