Rosália de Camargo Bicudo de Castro

Título da Dissertação: Chamas Urbanas: A Poética do Vidigal

Ano de defesa: 2004

Resumo | Abstract: A Favela do Vidigal surge em grande destaque na paisagem do Leblon, conduzindo a visão a se deter em sua grande diversidade. Mutabilidade e metamorfose também são características constantes desta paisagem, que se vê trabalhada de forma distinta a cada hora do dia, dando destaque a pequenos detalhes e fragmentos de colorações específicas deste espaço. É através do trabalho destas imagens que se realiza o devaneio, a elevação a fim de se ver além do que se encontra aparentemente visível. Bachelard surge neste contexto em analogia a um guia, auxiliando nos primeiros passos a este intrincado e antagônico espaço, onde se passeia entre o medo e o devaneio, procurando não perder o equilíbrio até se conquistar os locais estratégicos. Além dos conceitos teóricos e metodológicos de Bachelard, outros autores trazem contribuições a partir de experiências semelhantes em distintas espacialidades, resultando em um interessante método de trabalho de campo, como por exemplo, o método utilizado para a captura destas imagens poéticas, que se baseou no método errante de fotografia seriada, ou olho mosaico, a partir da meditação devaneante e uma espécie de ensaio textual denominada de diário onírico para a produção do material empírico. Como metodologia de sistematização utilizou-se o prisma de borboleta, ou tableau, que possibilita o cruzamento multidisciplinar em uma leitura não linear, e sim transversal. Em uma imersão ao tema do devaneio são abordadas duas pontes que, apesar da subdivisão apresentada, permitem uma interpretação temática cruzada, uma vez que não há uma concreta distinção entre os subtemas tratados. Enquanto que as Linhas Planares surgem a partir da apreensão da multiplicidade de linhas subjetivas que conformam o espaço físico do Vidigal , a Pulsação Cósmica traz a valorização do instante, apreendido nos trajetos pelas vias, além das sucessivas alterações espaciais vivenciadas no percurso entrecortado, que proporcionam sensações distintas e fazem deste espaço um elemento dinâmico, vivo, como o Vidigal.

Link Base Minerva UFRJ

Pesquisas: