Alunos egressos

Pedro Barreto de Moraes

Título da Tese: Rodovia metropolitana - Lógicas projetuais na Avenida Brasil

Ano de defesa: 2021

Orientador: Guilherme Carlos Lassance dos Santos Abreu

Premiações:

Resumo | Abstract: Esta tese, elaborada a partir de um estudo de caso, propõe um entendimento da Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, associado ao conceito de rodovia metropolitana, fenômeno comum às principais metrópoles brasileiras que requer um estatuto teórico e conceitual contemporâneo. Parte-se da hipótese de que, para muito além de um mero dispositivo de mobilidade ou de uma tipologia padronizada, a infraestrutura viária resulta da confrontação de uma série de processos sociais e transformações da paisagem, podendo ser compreendida e planteada como verdadeiro receptáculo da vida metropolitana. Daí surgem os objetivos de reconhecer as formas e relações espaciais emersas entre rodovia e território, propondo uma interpretação que proporcione perspectivas para o projeto do espaço urbano. Define-se uma aproximação ao eixo da Avenida Brasil ancorada em três camadas topológicas e calcada na representação gráfica, por mapas, cortes e fotografias, dos âmbitos territorial e local. Dessa abordagem emergem cinco chaves interpretativas, ou lógicas projetuais, dadas por termos antagônicos que permitem vislumbrar possibilidades intermediárias, como oportunidades para a potencialização da infraestrutura viária, reflexões quanto ao futuro da Avenida Brasil e das rodovias, em amplo sentido. Evidencia-se, assim, a importância de aproximações e articulações entre o âmbito metropolitano e o local, entendendo-se as instâncias do planejamento, do projeto e da pesquisa como complementares, no diálogo entre uma fenomenologia urbana e seu possível futuro. Por outro lado, fica evidente o enorme potencial da Avenida Brasil para que se pense, especificamente no Rio de Janeiro, uma distribuição mais equilibrada e igualitária de seus equipamentos, amenidades e serviços. De maneira mais ampla, o fenômeno rodovia metropolitana coloca-se como conceito-chave para que se pense a urbanização, em ampla acepção e a partir de todas as camadas com as quais possa vir a relacionar-se.

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