Pesquisadores

Patricia Menezes Maya Monteiro

Graduada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro- na FAU- UFRJ; 1988; com especialização em Engenharia do Meio Ambiente- COPPE- UFRJ, 1991; Mestrado (1998) e Doutorado (2008) em Urbanismo no PROURB- UFRJ. É professora associada da FAU- UFRJ, atual Coordenadora do programa Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística, MPAP-FAU/UFRJ, do qual é docente permanente desde 2012, tendo sido substituta da coordenação (2018-2020) e Coordenadora do Programa (2020-2022). De 1999 a 2009, foi docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAU-UFJF). Na UFRJ desde 2009, foi conselheira titular do Conselho de Ensino de Graduação, CEG-UFRJ (2011 a 2014), e chefe do Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente, DPUR-FAU-UFRJ (2013 -2015 e 2015- 2017). Foi docente participante da equipe brasileira do Projeto Alfa III/CEE - ADU_2020: The restructuring of Higher Education for the 21th century in the expanded field of Architecture, de 2012 a 2015. Atualmente, participa dos grupos de pesquisa "Direito e Urbanismo nas Práticas Sociais Constituintes", da UFRJ, e do grupo "Ágora", da UFJF. Líder do PAISA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Paisagismo. Desde 2016, coordena o Projeto de Extensão ?A praça, a rua e o bairro: experiências de participação no desenvolvimento de propostas urbanas e paisagísticas?- que agrega professores da UFRJ, PUC-RIO e UFF em ações em bairros diversos da cidade. Tem experiência na área de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura da Paisagem, tendo atuado na prática profissional em diversos projetos no âmbito público e privado. Se dedica aos temas principais do espaço público e da paisagem urbana, com foco nas dinâmicas socioculturais e biofísicas conduzidas na escala de bairros, favelas e espaços residuais urbanos.