Fabiana Mabel Azevedo de Oliveira

Título da Tese: O lugar na educação e a educação no lugar uma proposta de alfabetização urbana com as TICs

Ano de defesa: 2019

Orientador: Rodrigo Cury Paraizo

Resumo | Abstract: O objeto de investigaçãodesta tese é a educação urbana, entendida como a capacidade do indivíduo de entender e refletir, estimulando a ação em prol de um contexto urbano que faça parte do seu cotidiano. Esta teseexamina como a educação urbana, mais especificamente no ensino fundamental público, pode articular e ampliar a questão tema urbano dentro das práticas educativas,. Como objetivo secundário, utiliza as TICs como ferramentas inseridas no uso cotidiano dos estudantespara valorizar e enriquecer as vivências com o entorno da escola. A educação pode contribuir para a transformação urbana, ou ser a base para integrar de forma colaborativa um conjunto de pessoas, no caso, os alunos, como agentes de transformação urbana do lugar A base teórica é dada por Lynch (1981) e se mostra apropriada a esta tese porque coloca as pessoas como elemento importante para julgar as características dos lugares (locais), deixando claro que a análise não está centrada apenas em critérios e índices. As pessoas, seu cotidiano, pensamentos e atitudes são indicadores essenciais, pois estão vinculados à cultura e às relações que as pessoas constroem com o lugar. A proposta desta tese é sugerir novas formas de ação nas escolas públicas para a consciência sobre o entorno urbano. Com isso, pretende ampliar a difusão do conhecimento urbano e formar novos e mais conscientes interlocutores, no processo de educação urbana, potencializada pelo emprego das TICs no contexto escolar.

Link Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES