Carolina Marcondes de Oliveira Ferreira

Título da Dissertação: Modelos Matemáticos e Urbanismo Contemporâneo

Ano de defesa: 2011

Orientador: Denise Barcellos Pinheiro Machado

Resumo | Abstract: O presente trabalho trata de modelos matemáticos urbanos que lidam com a integração entre dois subsistemas urbanos: transporte e uso do solo. Conceitua o que são modelos, suas principais características e os descreve e classifica, apresentando uma visão geral de alguns que foram considerados relevantes para a história da modelagem urbana. Descreve a mudança no campo da modelagem ao longo do tempo, o estado da arte e considera algumas das suas vantagens e limitações. O trabalho sugere a possibilidade de utilização dos modelos como uma ferramenta útil para urbanistas na sua prática profissional, como projetos e pesquisas e sua possível contribuição para a compreensão da complexidade da cidade contemporânea. Aborda como as mudanças das teorias e práticas urbanas, por exemplo, a visão sistêmica e a teoria da complexidade, se relacionam com as mudanças no entendimento das cidades e como influenciam o campo da modelagem urbana.

Link Base Minerva UFRJ