pesquisa



Inclusão Urbana Vila Residencial

Coordenador
Pablo Cesar Benetti

O objetivo mais abrangente do projeto permanece o mesmo do exercício anterior, consistindo na formulação de propostas de ações de reestruturação espacial e urbanística da Vila Residencial, assim como melhorias em edificações desse assentamento. Com a instalação do processo de Regularização Fundiária no início de 2008, este escopo foi redefinido para auxiliar no atendimento às demandas documentais e burocrática deste processo e seus desdobramentos, onde se destaca a exigência de Regularização Urbanística para o assentamento, dotando as transformações futuras das moradias e do espaço público, de parâmetros norteadores para controle da ocupação. Outras frentes de trabalho foram abertas, exigindo nossa participação ativa: obras de arquitetura demandam nossa atenção no momento, como desdobramentos dos objetivos iniciais.
Dando continuidade à regularização fundiária das moradias da Vila Residencial pela Secretaria do Patrimônio da União – SPU, é preciso acompanhar os processos em tramitação no momento – Plano de Alinhamento; de Reversão da área da Vila para a União, retirando-a da área aforada pela UFRJ (totalidade da Ilha do Fundão). O processo deve ser complementado com a chamada “regularização urbanística”, que teve início no exercício de 2010 embora timidamente e em versão provisória para responder à urgência, prejudicada por aguardar o desenrolar desses processos não previstos anteriormente. Esta consiste na elaboração de normas e parâmetros de regulação do uso e ocupação do solo, dotando a Vila Residencial da possibilidade de orientar e controlar alterações urbanísticas e edilícias.
Paralelamente, e também em complementação às ações de melhoramento que foram iniciadas na Vila, elaborar projetos paisagísticos para áreas públicas, assim como atender a demandas de moradores e de ‘parceiros’ (como Petrobrás, Queirós Galvão e outros) no que se refere a serviços diversificados demandados no dia-a-dia, que se impõem de modo imprevisto e freqüentemente em regime de urgência, na nossa pauta de trabalho.