Alunos egressos

Gustavo Badolati Racca

Título da Dissertação: A CIDADE DE ALLEN Recortes Cinematográficos do Espaço Urbano

Ano de defesa: 2014

Orientador: Lilian Fessler Vaz

Resumo | Abstract: As representações de cidade no cinema a partir do olhar particular dos cineastas expressam, geralmente, o caráter multifacetado e heterogêneo do espaço urbano. Os realizadores de filmes elegem e filtram partes da cidade, que reconhecem e/ou experimentam para construir suas narrativas cinematográficas. Reconhecidamente, os estudos teórico-conceituais revelam que a dinâmica do espaço urbano é repleta, segundo a relação espaço e tempo, de fragmentações e colisões que possibilitam variadas representações. Os aspectos socioculturais que compõem as sociedades urbanas é aqui o principal foco de interesse para os estudos relacionados à representação de cidade em filmes. Ressalte-se, porém, que as manifestações artísticas, em especial o cinema, contribuem para a compreensão das características materiais e dos fenômenos que insurgem na cidade, permitindo a apreensão dos elementos erigidos historicamente pelo ser humano e os significados a eles atribuídos. Isso leva à formação de diferentes olhares do individuo que seleciona partes da cidade representando-a e ressignificando-a, como fazem arquitetos, urbanistas e cineastas, por exemplo. A representação cinematográfica da cidade, por sua vez, potencializa a ambiência urbana a partir das especificidades geográficas, por meio de paisagens impregnadas de aspectos histórico-políticos, econômicos e socioculturais. Para discutir essa relação entre a cidade e o cinema, no campo dos estudos urbanos e culturais, esse trabalho recorreu às obras de Woody Allen por entender que o cineasta de origem norte-americana faz parte do grupo de artistas que buscam na cidade suas particulares noções de mundo, representando ritmos, sensações, formas e escalas como parte de sua percepção visual e suas próprias inquietações e perplexidades diante dos conflitos humanos. O filme Manhattan, realizado por Allen em 1979, protagoniza a presente investigação acadêmica, permitindo análises e argumentações sobre os meios e as condições que levam esse realizador a representar nostálgica e iconograficamente a cidade moderna por ele idealizada, em oposição ao espaço urbano contemporâneo, globalizado e fragmentado – do consumismo e do espetáculo.

Link Base Minerva UFRJ | Link Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES

Núcleos e Laboratórios: