Alunos dinter

Gisele Carignani

Título da Tese: A BR-163 Como Elemento Estruturador de Novas Cidades no Interior do Estado de Mato Grosso: O Caso de Sinop e Lucas do Rio Verde

Ano de defesa: 2016

Orientador: Rachel Coutinho Marques da Silva

Resumo | Abstract: Esta pesquisa destinou-se a investigar duasnovas cidades implantadas no interior do estado de Mato Grosso entre os anos 1970 e 1980, tendo a rodovia federal BR 163 (Cuiabá – Santarém) como elemento estruturador e condicionador de suas,implantação, desenho e expansão. A implantação de complexos rodoviários no interior do estado de Mato Grosso foi tida como subsídio para a expansão urbana e fortalecimento de um “modelo” de cidade que se multiplica e garante a manutenção da ocupação e desenvolvimento do Estado, que carregava o estigma de desvinculação do resto do Brasil. Diante desta problemática fica evidenciada que a presença da rodovia exerce influência no surgimento e configuração do desenho dessas cidades.A seleção das cidades para estudo foi definida pelas características e critérios que as tornam exclusivas entre si, mas carregando entre elas um importante ponto comum:Sinop é resultado da implantação,pela iniciativa privada,de projeto criteriosamente elaborado por profissional; Lucas do Rio Verde faz parte de um programapúblico desenvolvido pelo Instituto Nacional deColonização e Reforma Agrária –INCRA, cujo projeto urbano segue um padrão, que é adequado para o local que foi implantado.O que ambas apresentam em comum é a aptidão pela produção agroindustrial, como referência no norte do Estado, tendo a BR 163 como condição essencial para escoamento da produção. O recorte temporalficoucompreendido entreos anos 1940 a 2014envolvendo o desenvolvimento de programas e planos de governo responsáveis pela construção da rodovia, perpassando pela implantação das cidades em seu perímetro, suas expansões, crescimento e desdobramentos dos projetos originais. O aporte teórico foi conduzido para dar subsídios às análises de dois contextos: o histórico e o urbano. O contexto histórico foi abordado através da teoria dos tempos históricos do historiador Fernand Braudel.Para o tema urbano foram selecionados autores que dessem suporte teórico para o entendimento da produção capitalista do espaço que seria uma condicionante para os contextos das cidades com a economia voltada à produção agroindustrial. Milton Santos, Flávio Villaça, David Harvey e Nestor Goulartforam os teóricos que acompanharam essa discussão. Assim, a configuração dos desdobramentos do plano original das cidades estudadas, tendo a rodovia como elemento estruturador através do binômio espaço- tempose apresentou de formas distintas entre as duas cidades. Em Sinop a dispersão fica evidenciada em decorrência da retenção venal, especulação imobiliária na área central e loteamento de chácaras no perímetro urbano da cidade e eixo da rodovia. Lucas do Rio Verde consegue manter o tecido urbano mais adensado através da condução legal da administração pública e dos condicionantes naturais que delimitam o perímetro urbano e que ficaram respeitados.

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