Doutorado

Ingresso

2022 | EDITAL
2021 | EDITAL

Calendário Acadêmico

Estrutura Curricular

O Curso de Doutorado se desenvolve em quatro anos, sendo os dois primeiros anos destinados prioritariamente ao cumprimento dos créditos e os dois últimos anos para o desenvolvimento da tese.

São exigidas 450 horas/aula (o equivalente a 30 créditos), organizados como segue:

1º semestre:

  • Metodologia da Pesquisa 1 (30 horas/aula ou 2 créditos)
  • Metodologia da Pesquisa 2 (30 horas/aula ou 2 créditos)

Do 1º ao 3º semestre:

  • Seminário de Pesquisa (60 horas/aula ou 4 créditos)
  • Seminários Teóricos Avançados (120 horas/aula ou 8 créditos)
  • Disciplinas Específicas (90 horas/aula ou 6 créditos)

4º semestre – Seminário de Tese (120 horas/aula ou 8 créditos)

Ao final do 4º semestre – Exame de Qualificação

5º, 6º, 7º e 8º semestres – Elaboração da Tese e Defesa.

Os Seminários Teóricos Avançados (STA) são organizados em módulos de 2, 3 ou 4 créditos e tem como objetivo aprofundar questões teóricas e/ou metodológicas em Urbanismo. Os STA são propostos conforme os interesses de pesquisa do corpo docente e das teses em desenvolvimento, contemplando estudos seminais, temas emergentes e atualidade teórica da disciplina.

O Seminário de Teses tem o objetivo de promover a discussão sobre os problemas teóricos e metodológicos no desenvolvimento das pesquisas de tese, contribuindo para seu aprimoramento e amadurecimento. A disciplina tem um formato aberto a todos os professores e alunos de Doutorado, o que torna o Seminário um importante fórum de conexão e participação coletiva do Programa na construção do Doutorado. É um espaço reconhecido pelos alunos do PROURB como de criatividade e inovação. É a disciplina onde o orientador acompanha o desenvolvimento do projeto de tese do aluno, preparando-o para o Exame de Qualificação. Consta de trabalhos programados visando a produção de capítulos da tese.

As Disciplinas Específicas constituem um bloco de disciplinas dirigidas para o tema do projeto de tese. Estas disciplinas podem ser escolhidas em outros Programas ou entre as disciplinas do mestrado do PROURB. São também aproveitados créditos obtidos anteriormente validados como créditos em disciplinas especificas.

O estágio de docência constitui a complementação na formação do aluno de pós-graduação candidato ao título de Doutor/Mestre. Esta atividade permite o exercício da prática docente na graduação, supervisionado pelo seu professor orientador. A prática da docência propicia um maior estreitamento do vínculo entre as atividades da pós-graduação com a graduação. É comum entre os nossos alunos que praticam o estágio docente tornarem-se professores substitutos nos departamentos da unidade, sobressaindo-se posteriormente nos concursos públicos para preenchimento de vagas dessa categoria.

Até um terço dos créditos pode ser cursado em outros Programas de Pós-graduação. Os alunos são estimulados a cursar disciplinas em outros Programas como forma de aprofundamento de questões subjacentes ao Urbanismo, e/ou necessidade de complementação teórica específica ao projeto de tese.

O Exame de Qualificação (após a integralização dos créditos) consta da apresentação com arguição do Projeto de Tese revisado e da redação preliminar de pelo menos dois capítulos da tese, demonstrando consistência e completude no quadro teórico, indicação de metodologia, e encaminhamento empírico, quando for o caso. A Banca Examinadora do exame de qualificação é composta de 3 professores do Programa – e, em casos específicos, pode contar com a presença de um membro externo no lugar de um destes. Esta é uma etapa fundamental no doutoramento, quando o projeto de pesquisa de tese é discutido criticamente por membros externos, contribuindo para a consolidação do argumento e do quadro teórico metodológico da tese. A banca avalia a pertinência e a maturidade do projeto de tese qualificando-o a seguir com o desenvolvimento da tese.

A Banca de Defesa da tese de doutorado é composta por no mínimo 5 e no máximo 7 membros doutores, sendo que pelo menos dois deles devem ser membros externos ao Programa.

Disciplinas Obrigatórias

Professor:
Maria Cristina Nascentes Cabral
Disciplina não sendo oferecida no momento.