Alunos egressos

Flavia de Faria Neves G. da Silva

Título da Dissertação: Tentáculos: O Processo Criador da Arquitetura Ampliada no Desenho Urbano

Ano de defesa: 2007

Orientador: Carlos Murad

Resumo | Abstract: Esta é uma dissertação de mestrado teórico-prático, apoiada na criação de uma teoria metodológica para o desenvolvimento de um Projeto Imagético Urbano na cidade do Rio de Janeiro, no final do Leblon, aos pés do morro Dois Irmãos. A abordagem teórica se constitui em três dimensões: a noção do Campo Ampliado de Rosalind Krauss, a filosofia da imagem poética de Gaston Bachelard; e a estrutura rizomática de Gilles Deleuze e Felix Guattari. O trabalho é desenvolvido em duas partes; a primeira é o livro imagético, subdividido em 3 blocos, e a segunda é o desenvolvimento de um projeto imagético urbano, intitulado Tentáculos. O primeiro bloco do livro imagético é dedicado às citações e referências imagéticas na arte, na arquitetura e na cidade, proporcionando o devaneio poético. O segundo bloco é o caminho percorrido para a decisão da localização do projeto Tentáculos e as referências imagéticas da forma tentacular. O terceiro bloco é composto de texto teórico-metodológico. Tentáculos é um ser arquitetônico, desbravador de montanhas, em busca de um pouso certo. Sua forma se desenvolve ao longo deste caminho à medida que tenta adequar-se ao sítio. Inicialmente, sua forma é Selvagem. Em contato com a cidade e com o imaginário poético, se enriquece e se transforma em Devaneante. Suas formas ganham identidade, ele evolui para Elegante. Encontra o pouso, amadurece e torna-se Envolvente. Os tentáculos Envolventes se materializam e se espraiam pelo espaço criador em três níveis, interligados por suaves rampas e escadas, tocadas pelas gotículas marítimas vaporizadas, abraçando o mar, o rochedo e a praia. A estrutura metálica e o deck em madeira articulam setores, até então, quase incomunicáveis do espaço criador, conferem identidade tentacular ao novo espaço, destacando-o na paisagem urbana carioca. Eles estabelecem uma comunicação real entre o contraste do mar, passando pelo caos citadino, chegando à montanha.