Ergonomia Aplic a Mobil Urbano (Arquiteturas (In)Úteis: Intervenção Temporária, Geração e Fabricação Digital) (FAU 723)
Disciplina Eletiva | Mestrado acadêmico

Adriana Sansão Fontes

Andres Martin Passaro

A disciplina proposta é lançada em parceria com a disciplina de Arquiteturas (In)úteis, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Lisboa. Ver mais em: arquiteturas-in-uteis.fa.ulisboa.pt O âmbito deste trabalho tem como base a geração e fabricação de intervenção temporária a ser instalada no Parque Tecnológico da UFRJ. Propõe-se a reflexão sobre as formas de ativação desse lugar pouco conhecido e apropriado do campus universitário através da introdução de novos usos, vivências e materialidades, objetivando a efetiva construção de uma obra nesse espaço. Pretende-se assumir esta intervenção como uma nova forma de pensar, encarar e apropriar este espaço potenciando-o como uma nova zona, ou espaço público emergente nas proximidades da faculdade. Este exercício é um desafio projetual e construtivo sobre um vazio urbano que pretende, por um lado, viabilizar respostas criativas em função de determinados pressupostos e argumentos funcionais, e por outro, a concepção construtiva recorrendo à geração e fabricação digital.