Alunos egressos

Diego Fernando Mafla Sanchez

Título da Dissertação: Mobilidade e Transporte Público na Cidade Contemporânea : O Caso da Cidade Metropolitano de Quito - Equador

Ano de defesa: 2013

Orientador: Sérgio Ferraz Magalhães

Resumo | Abstract: Esta dissertação pretende abordar conceitos sobre mobilidade urbana, acessibilidade e
transporte público na cidade contemporânea. Assim, a partir dos conceitos estudados
verifica-se a necessidade de implementação de princípios e diretrizes de mobilidade,
bem como a reformulação de conceitos e políticas públicas de mobilidade que
caracterizam o ambiente urbano. Na medida que ampliam-se os problemas de
mobilidade, acessibilidade e de transporte público, o qual a falta de mobilidade gera
problemas responsáveis pelo declínio da qualidade de vida especialmente nas cidades
América Latina. Desta forma, os indicadores tornam-se instrumentos fundamentais para
promover o conhecimento e a informação necessário para a compreensão das
especificidades e problemas presentes nos centros urbanos.
Este trabalho tem como objetivo principal identificar conceitos, e diretrizes de
mobilidade e transporte público, para uma cidade escolhida na América Latina, no caso
Quito – Equador. A mobilidade urbana basicamente diz respeito a facilidade de
deslocamento de pessoas e bens dentro das cidades. Ela tem sido alvo de estudos nas
áreas de Urbanismo e Planejamento de transportes, entre outros enfoques , para
ratificar a importância do tema sobre acessibilidade ao espaço urbano. Para evidenciar
as expressões de mobilidade, por outro lado, apenas o termo mobilidade (que significa
facilidade de mover-se) faz parte das necessidades mais básicas de qualquer pessoa.
Neste contexto, o modo a pé, que é o modo mais básico de se deslocar no espaço
urbano. Promover mobilidade urbana representa uma das condições essências para
assegurar a qualquer cidadão o direito constitucional de ir e vir, em diversas situações
referentes aos deslocamentos físico, os termos “mobilidade” e “acessibilidade” estão
diretamente relacionados por ser complementares, chegando muitas vezes a serem
confundidos. Isto pode ser explicado pelo fato de que quando se aumenta o nível de
acessibilidade a determinado espaço, espera-se aumentar as condições de mobilidade
oferecida aos seus usuários.
Finalmente, apresenta um documento para a elaboração de diretrizes de transporte e
mobilidade na cidade contemporânea. Trata-se de um documento que traz à luz alguns
conceitos para orientar o processo de discussão do Atual Plano Diretor de Mobilidade
de Quito. Esse documento base seria apresentado durante todo o processo de debate
crítico relacionado ao tema e discussão ampla entre as três esferas: mobilidade,
transporte público e acessibilidade. Pretende-se aperfeiçoar esse documento, com o
aporte de diversas contribuições críticas de alguns autores, para que se chegue a uma
versão sistematizada do futuro da cidade em questão de mobilidade

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