Construções normativas e projetos urbanos: análise de casos referência (724)
Disciplina Eletiva | Mestrado acadêmico | Doutorado

Rosangela Lunardelli Cavallazzi

A disciplina objetiva prover aos alunos instrumental teórico-prático que permita o conhecimento e a compreensão dos desafios da cidade contemporânea. Discute um conjunto de chaves de sentido, presentes na literatura nacional e estrangeira, abordando especialmente questões relativas a: Metrópoles do século XXI: vulnerabilidades contextualizadas. Estudo dos processos de urbanização. Conceitos e contextos: projeto urbano na cidade standard. Objeto arquitetônico no espaço urbano. Paisagem urbana: tutela jurídica do patrimônio paisagístico. Construções normativas na cidade Standard. Desafios epistemológicos do Urbanismo e do Direito. Ordem Constitucional e  o microssistema do Estatuto da Cidade e o Estatuto da Metrópole. Sustentabilidade e novas vulnerabilidades. A metodologia para análise de projetos e intervenções urbanas adota o estudo de casos-referência com abordagem interdisciplinar. A dinâmica da disciplina se dará a partir de aulas expositivas, abertas ao debate, discussão de textos. Os alunos serão avaliados nos debates durante as aulas, seminários e produção de ensaios.

Bibliografia

ACSELRAD, Henri (org.). Conflito social e meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Relume Dumará: FASE, 2004. AGUIAR, Marlise. Dimensões materiais e simbólicas do patrimônio em Zonas Portuárias. Gênova e Rio de Janeiro, diálogos complementares. Tese de Doutoramento. PROURB: Rio de Janeiro, 2014. ARANTES, Otília, VAINER, Carlos, MARICATO, Ermínia. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. ASCHER, François. Os novos princípios do urbanismo. Coleção rg bolso, Romano Guerra, São Paulo; 1ª edição, 2010. BAUDELAIRE, Charles; RUSKIN, John. Paisagem Moderna: Introdução, Tradução e Notas de KERN, Daniela. Porto Alegre: Sulina, 2010. BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. Tradução: Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. BORJA, Jordi, “Revolución y contrarrevolución en la ciudad global: las expectativas frustradas por la globalización de nuestras ciudades”, Revista Eure, vol. XXXIII, núm. 100, 2007, pp. 35-50. CAPEL, Horacio, El modelo Barcelona: un examen crítico, Barcelona, Ediciones del Serbal, 2005. CAVALLAZZI, Rosângela Lunardelli. O estatuto epistemológico do Direito Urbanístico Brasileiro: possibilidades e obstáculos na tutela do Direito à Cidade. In: COUTINHO, R.; BONIZZATO, L. (Org.). Direito da cidade: novas concepções sobre as relações jurídicas no espaço social urbano. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2007. p. 53- 69. FAUTH, Gabriela. “Crisis urbana y derecho a la ciudad: el espacio urbano litoral de Barcelona.” Tese de doutoramento em Direito, Departament de Dret Públic, Centre d’estudis en Dret Ambiental, Universitat Rovira i Virgil, Tarragona, 2015. Online. FERNANDES, Edésio; ALFONSIN, Betânia (org.). A Lei e a Ilegalidade na produção do espaço urbano. Belo Horizonte: Del Rey, 2003. GAZZOLA, Antida. Paesaggi Sociali: sociologia dela città, del território e dell’ambiente. Gênova: Coedit, 2003. HARVEY, David; SMITH, Neil. Capital financiero, propiedad inmobiliaria y cultura. Bellaterra: Servei de Publicacions de la Universitat Autònoma de Barcelona, Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona, 2005. p. 29-57. LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. 3. ed. São Paulo: Centauro, 2004. LEFF, Enrique. Saber Ambiental. Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade, Poder. Petrópolis: editora Vozes, 10 ed., 2011. LOURES, Moema F. O projeto no espaço urbano: riscos da paisagem. In: Paisagem urbana e direito à cidade. Coleção Direito e Urbanismo. Vol. 1. Cavallazzi. Rosângela L. e Ribeiro, Claudio R.. Rio de Janeiro: Editora Prourb, 2010. MACHADO, Denise B. Pinheiro. Tipologias e Projetos Urbanos na cidade Contemporânea. Porto Alegre: Marca visual, 2009. MURCIA, Antonio Cano. Teoría y práctica del convenio urbanistico: doutrina, legislación, jurisprudencia y formularios. Pamplona: Aranzadi Editorial, 1996. PANERAI, Philippe. (1994). O retorno à cidade. O espaço público como desafio do Projeto Urbano. In: PROJETO, n. 172 *TSIOMIS, Y. O projeto urbano hoje: entre situações e tensões. In: Urbanismo em Questão. Pinheiro Machado, Denise B., Pereira, Margareth, Silva, Rachel Coutinho M. (Org.). Rio de Janeiro: Editora Prourb, 2003.