Cidade, Urbanismo e Classes Sociais (FAU 714)
Disciplina Eletiva | Mestrado acadêmico

Claudio Rezende Ribeiro

Cidade, Urbanismo e Classes Sociais é uma disciplina que tem como objetivo apresentar textos clássicos e contemporâneos de diferentes autores que integram a tradição marxista a respeito do debate sobre a produção do espaço. A partir da leitura de textos originais que configuram, estruturam e renovam a economia política da cidade, a proposta da disciplina é apresentar e construir de maneira rigorosa um arcabouço metodológico, teórico e de conteúdo a respeito da constituição do espaço enquanto mercadoria dentro do contexto da construção do direito à cidade.

A finalidade da disciplina é possibilitar a construção e o aprofundamento de instrumental teórico e metodológico, pelo viés do materialismo histórico, que possibilite aos estudantes a problematização a respeito do papel das classes sociais como elemento estruturador do entendimento crítico das ideias, das teorias e da prática do urbanismo. Os textos escolhidos percorrem toda uma tradição de pensamento e crítica a respeito dos fundamentos da economia política, das suas relações com a produção do espaço, do caso específico da urbanização brasileira incluindo os debates contemporâneos a respeito da crise urbana nacional e global. Integram o corpo bibliográfico da disciplina texto de autores como Engels, Marx, Lefebvre, Milton Santos, David Harvey, Ermínia Maricato, Walter Benjamin, dentre outros.

A estruturação da disciplina também engloba, por sua vez, temas específicos como, por exemplo, meio ambiente e justiça ambiental, cultura e projeto urbano de modo a possibilitar o estabelecimento de diálogo mais estreito com os diferentes temas das dissertações em construção pelos estudantes que participam do curso.