ensino



Atelier I 2019-1 (FAU-703)
Disciplina Obrigatória | Mestrado acadêmico

Professores

Guilherme Lassance

Fabiana Izaga


Resumo

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado (PEDUI) da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recentemente aprovado e hoje vigente, prevê dentre suas principais estratégias de planejamento o reforço de centralidades no sentido de que operem, conforme sua localização e funcionalidade, de forma mais congruente em relação ao Centro do Rio de Janeiro, principal e histórica centralidade. Apoia-se para isso em uma série de estudos e na proposição de novas métricas de modo a permitir a hierarquização das centralidades encontradas tendo como base sua dimensão morfológica e sua dimensão funcional. O Caderno Metropolitano 2 – “Centralidades” propõe o agrupamento das centralidades metropolitanas em: Centro do Rio de Janeiro; Botafogo; Tijuca; São Cristóvão; Barra da Tijuca; Centro Niterói; Campo Grande; Ramos/Olaria; Nova Iguaçu/ Duque de Caxias.

Objetivos

É assim, nesse contexto das informações e dos dados levantados pelo PEDUI, que o Atelier 1 do Mestrado acadêmico pretende desenvolver uma reflexão crítica amparada pelo projeto urbano sobre as estratégias definidas para a rede de centralidades da RMRJ e as possibilidades de seu fortalecimento e/ou criação na RMRJ.

Metodologia

A abordagem e organização tem por referência o ‘ateliê de investigação’ (research studio), dispositivo pedagógico que promove um ensino da prática de projeto fortemente mobilizado por uma visada crítica relativamente ao estudo de temas da realidade contemporânea. O Atelier recorre para isso a bibliografia referente ao campo da teoria do projeto assim como a contribuições oriundas do planejamento urbano. A partir dessa base teórica, busca construir cenários futuros para a cidade.

Ateliê 1-2019-01


Bibliografia

AURELI, P. V.. Toward the Archipelago, Log, No. 11 (Winter 2008), pp. 91-120.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Caderno Metropolitano 2: centralidades: territórios de perspectivas para políticas públicas.[coordeanação Carmen Lucia Petraglia; Vera França Leite]. Rio de Janeiro: Câmara Metropolitana de Integração Governamental, 2017.

_____. Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (2 tomos). Rio de Janeiro: Câmara Metropolitana de Integração Governamental, 2018.

IZAGA, F. G. de. Mobilidade e centralidade no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro : UFRJ, 2009.

KOOLHAAS, R. Três textos sobre a cidade. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli.

LE CORBUSIER. O Urbanismo. São Paulo, Martins Fontes, 2000 [1925].

MUMFORD, E.. Defining Urban Design. New Haven e Londres: Yale University Press, 2009.

ROGERS, E.N., SERT, J. L., TYRWHITT, J.. El Corazón de la ciudad. Barcelona: Editoria Científico, 1955.

SHANE, D.G.. Urban Design since 1945:A Global Perspective. Londres: Wiley, 2011.
UNGERS, O. M.. The city in the city : Berlin : a green archipelago. Zurique: Lars Müller Publishers, 2013.