pesquisa



Arquitetura e Cultura: Transformações Urbanas Modernas e Contemporâneas

Coordenador
Maria Cristina Nascentes Cabral

Integrantes
Naylor Barbosa Vilas Boas
Rodrigo Cury Paraizo
Priscilla Alves Peixoto

Este projeto de pesquisa enfoca os processos de transformação ocorridos nas grandes cidades, na modernidade e na contemporaneidade a partir da investigação dos modos de vida, dos sistemas de referência e das escala de valores vigentes no ambiente construído. O termo modernidade é subentendido em seus aspectos históricos, sociais, artísticos e conceituais no âmbito maior da cultura. A implantação da modernidade e a passagem para a contemporaneidade são investigadas a partir das especificidades da arquitetura no Brasil e também no confronto e nas semelhanças com os processos internacionais.
A metodologia aplicada busca reminiscências, vestígios e configurações do passado, que atualizados elucidam aspectos da contemporaneidade. A avaliação a partir do ponto de vista da cultura é realizada segundo a ótica da continuidade, centrada no individual e no particular, e não em estruturas e padrões apriorísticos. Desta maneira, os aspectos arquiteturais são considerados absolutamente relevantes para a compreensão do tema, considerando-se que a arquitetura é ela mesma uma construção cultural.
Os objetos de estudo englobam tanto as edificações e entornos de instituições com fins de divulgação e programação cultural em si, como aquelas que independentes de seus usos, têm valor cultural, por constituírem-se em sistemas de valores de sua sociedade.