pesquisa



A Moradia Popular e a Metrópole no Contexto Atual: reflexões e proposições para e a partir do Rio de Janeiro

Coordenador
Luciana da Silva Andrade

Na pesquisa visamos analisar a questão da habitação no Rio de Janeiro por uma perspectiva transdisciplinar, mas com foco nos seus aspectos arquitetônico urbanísticos. Por meio de ensaios projetuais sobre a realidade carioca e fluminense, construídos inicialmente com base no diagnóstico e nas estratégias de ação do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Estado do Rio de Janeiro PEHIS-RJ , pretendemos trazer à tona questões relacionadas ao programa urbanístico e arquitetônico das moradias, considerando inclusive as suas próprias dinâmicas e as consequências para questões relacionadas à estrutura e infraesturura urbana, além de outros aspectos das disciplinas que dialogam a de nosso foco. O objetivo geral desta pesquisa é, a partir de ensaios de desafios de projeto para a habitação social, analisar entraves e possibilidades para o enfrentamente de diferentes situações identificadas no Pehis-RJ: como as das cidades que vêm crescendo muito; as que têm grande estoque de edilícios ociosos; os conflitos entre habitação, patrimônio e meio ambiente; a questão da favelização de conjuntos habitacionais, bem como as demanda de reposição rápida do estoque imobiliário, decorrentes dos desastres naturais. Para enfrentar a tamanha pretensão deste projeto de pesquisa trabalharemos com uma metodologia aberta, onde o caminho é traçado com a imersão na experiência. A proposta de um ensaio projetual , ainda que utópico , é coerente na medida que parte do pressuposto de que é necessário trabalhar com a desestabilização dos valores instituídos no campo disciplinar da arquitetura e urbanismo . A necessidade de se trabalhar com abertura no método de pesquisa é simétrica ao método projetual. O desafio que esta pesquisa apresenta requer que o trabalho seja um trabalho coletivo, que envolva diferentes pesquisadores, particularmente doutorandos, mestrandos e graduandos. Neste último caso, o envolvimento com a pesquisa pode se dar pela iniciação científica, pela disciplina.