pesquisa



A Gráfica Digital na Construção da História Urbana: Investigação, Representação e Análise do Sistema de Centralidades do Rio de Janeiro

Coordenador
Naylor Barbosa Vilas Boas

Integrantes
Andréa de Lacerda Pessôa Borde
José Barki

O projeto de pesquisa aqui apresentado está relacionado com a investigação e o desenvolvimento de métodos de representação gráfica digital aplicados na análise do desenvolvimento urbano da cidade do Rio de Janeiro, voltando-se inicialmente, mas não exlusivamente, para a evolução do sistema de espaços de centralidades urbanas que compõem a área central da cidade (SISSON, 1983) a partir da metade do século XIX até a atualidade.
O projeto se estrutura e pretende dar continuidade téorica e metodológica à abordagem desenvolvida na tese de doutorado “A Esplanada do Castelo: Fragmentos de Uma História Urbana” defendida no ano de 2007 (VILAS BOAS, 2007). Este trabalho se debruçou especificamente sobre a problemática gerada pelo desaparecimento do Morro do Castelo no contexto urbano da área, estudada em detalhes a partir da sistematização de metodologias de utilização de modelos digitais em um processo de pesquisa relacionado com a história urbana.
Através de ferramentas de modelagem tridimensional aplicadas na construção de modelos urbanos digitais, serão aprimoradas metodologias que sistematizam sua utilização na reconstrução da forma urbana que descreve a transformação da cidade. Com uma postura interdisciplinar a partir do direcionamento teórico colocado pelos autores da História Nova (LE GOFF et al, 2005), o projeto tem uma abordagem que relaciona a história urbana com o campo da representação gráfica. Portanto, uma atenção maior será dada às documentações que representam a cidade em seus diferentes tempos através de fotografias, mapas e planos da área produzidos no período definido inicialmente.
Entendidos como representações sociais (CHARTIER, 1990) de suas épocas, esses documentos contém informações fundamentais que revelam muitos aspectos do desenvolvimento urbano de uma determinada cidade. Como ferramenta de análise dessa documentação, recursos de representação gráfica digital serão utilizados para relacionar as informações das documentações originais originalmente dispersas, potencializando-as em novos pontos de vista sobre a área. Desse modo, espera-se contribuir para o campo da historiografia urbana a partir da exploração da linguagem oferecida pelo meio digital, que permite visualizar a cidade e sua transformação de uma maneira ainda muito pouco explorada pela historiografia.